sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia Sem Carro - eu sou contra!!

Acabei de ver no UOL: 170km de congestionamentos e aumentando. Quem mora em São Paulo nunca se acostuma com isso, mas já não se espanta. A tendência é piorar: cada vez mais gente têm adquirido seu carro, novo ou usado. As condições de financiamento têm se tornado mais atraentes e o mercado de automóveis está mais do que aquecido.

Paralelamente a isso, amanhã (sábado, dia 22/09) acontece o Dia Mundial Sem Carro, mais uma daquelas datas simbólicas para trazer ao consciente das pessoas a preocupação com o meio ambiente e com as gerações atuais e futuras. Eu só posso ser contra!!

Por quê? Moro numa cidade que me oferece múltiplas possibilidades culturais, gastronômicas, educacionais, de serviços. Enfim, moro numa cidade global classe beta, rumo às metacidades. Mas moro também numa cidade que olha para o seu próprio umbigo e não consegue, por isso mesmo, enxergar que seu pé está ferido pois vive dando tiros no próprio.

Moro numa cidade que não me permite deslocamentos fáceis sem carro, pois transporte coletivo é coisa de pobre. E por isso não há investimentos adequados na ampliação de corredores de ônibus; melhoria das vias públicas; ampliação da rede de trens e metrô; criação de ciclovias etc etc etc. Como posso ficar sem carro amanhã, se trabalho e preciso me deslocar grandes distâncias?

Eu quero diaS sem carro!! Quero poder andar de ônibus, trem e metrô por ser mais barato, por ser mais confortável, por ser menos poluente, por ser mais rápido; por ser um ambiente favorável ao contato entre as pessoas ou mesmo propício à leitura ou outra atitude de meditação e contemplação enquanto me desloco pela cidade.

Mas as obras não acontecem. As pontes estaiadas que virarão cartão postal da cidade não terminam pois a eleição ainda está distante. O rodoanel terá pedágio. Os ônibus terão menos bancos pois assim caberá mais gente em pé. Os preços das passagens encarecerão sempre. O metrô dasaba, matando gente e seus túneis não se encontram debaixo da terra.

Enquanto isso, na televisão, anuncia-se mais um feirão de automóveis com preços convidativos. Putz, vou trocar meu carro que já tem 12 anos...E vou fazer parte de um congestionamento monstruoso que faz todos os paulistanos andarem na mesma velocidade com que os carros andavam no século XIX: 20km/h ou menos.

Amo muito tudo isso!

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente prof.
mas com esses cabeças de alfinete que nos comandam... esperar uam mudança dessas, seria o mesmo que esperar que os mortos levantassem do cemitério no dia 31 e saissem pela cidade comendo doces e dirigindo carros.

Ana Mesquita disse...

Dá o que pensar. Ainda não sei se concordo ou discordo. Acho que não concordo nem discordo inteiramente. Sabe como é, sempre fui muito indecisa...