domingo, 28 de outubro de 2007

Em 02 de dezembro próximo começa a transmissão digital de TV no Brasil























A TV digital está chegando

De acordo com a PNAD 2006 – Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios do IBGE, divulgada recentemente, 93% dos domicílios brasileiros possuem aparelho de televisão.
Isso demonstra a importância desse meio de comunicação que leva aos domicílios entretenimento, informação, serviços, cultura e cidadania. É inegável o impacto na formação de opinião e no cotidiano das pessoas. E ele será ainda maior quando começarem as transmissões da TV digital, em 02 de dezembro próximo, em São Paulo.
Com qualidade superior de som e imagem, melhor recepção, acesso a gravação de programas e interatividade, o telespectador poderá construir sua própria programação, entre outras novidades.
Essas mudanças acontecerão gradualmente. O primeiro obstáculo, vencido recentemente, foi a escolha do padrão japonês (ISDB) a ser adotado nas transmissões. Encerra-se a novela que deixou de fora inclusive um padrão brasileiro (SBTVD). As redes de televisão, grandes vencedoras, mantém a exclusividade na transmissão do sinal. As operadoras de telefonia celular, defensoras do padrão europeu (DVB), ficaram de fora.
A necessidade de aquisição de set up boxes, que permitirá aos aparelhos atuais, analógicos, receber o sinal digital deixará muita gente de fora desse beneficio por um bom tempo. Projeta-se para 2016 o final da transmissão analógica. Até lá, pouca coisa muda de fato.




Esse texto, originalmente seria publicado na Galileu Edição Especial Atualidades, atualmente nas bancas. Forças misteriosas acabaram tirando o texto da revista já quase no prelo. Coisas da vida...

Nenhum comentário: