domingo, 17 de fevereiro de 2008

Universidade com projeto pedagógico explícito??

Esse sempre um dos meus maiores questionamentos com relação ao modelo universitário público brasileiro. Alunos egressos dessas instituições desenvolvem sua autonomia de aprendizagem submetidos após serem submetidos ao fogo e ao martelo implacável das universidades e de seus pesquisadores e (mutas vezes) pseudo-professores. Muitos deles admitem publicamente a incapacidade de lecionar e, pior, a falta de disposição e preocupação com o ensino. Imaginem a qualidade dos alunos que sairiam dessas escolas de excelência se o trabalho desenvolvido por eles fosse inimante planejado e calcado em teorias básicas sobre educação?

Pois parece que as minhas preces (e de tantos outros colegas) começam a ser atendidas. A Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, através de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, tem divulgado ações afirmativas no sentido de encarar o ensino superior como se deve: ENSINO.

Na próxima semana acontece nos campi da universidade, o II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da universidade. Uma iniciativa que tem chamado a atenção de todos aqueles que pensam e repensam a educação como coisa muito séria nesse país.




Uma pena que tal seminário seja restrito apenas aos docentes da universidade.

Segundo me informei com a coordenação do evento, na sua terceira edição, ano que vem, há a possibilidade de ser aberto aos professores do Ensino Médio. Mas ainda é uma idéia.

De qualquer forma, acompanho de perto essas iniciativas da universidade e, espero, que ela contamine outras importantes escolas formadoras de opinião e geradoras de tendências. Nosso país precisa disso. Urgente!!

Vejam mais detalhes aqui.

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