quarta-feira, 18 de março de 2009

Escândalo na Secretaria de Educação de São Paulo é minimizado pelo Excelentíssimo Governador

Serra critica secretaria após distribuição de livros de geografia com dois Paraguais

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), criticou a Secretaria de Estado da Educação por ter distribuído livros de geografia para alunos da 6ª série do ensino fundamental com erros em mapas. No livro, que leva o nome de "Caderno do Aluno", o Paraguai aparece duas vezes no mapa da América do Sul e a localização do Uruguai está invertida com o Paraguai. O erro também acontece no livro do professor.

"Isso não é um erro que alguém possa ignorar. Ninguém acha que tem dois Paraguais. Acho que houve algum problema de impressão, mas acho que secretaria deveria revisar os materiais", afirmou o governador.

Outra incorreção é a não-inclusão do Equador no mapa "Fronteiras Permeáveis". Sem isso, o aluno não tem informação para responder à seguinte questão, na página ao lado do livro: "Quais são os países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil?"

Nesta terça-feira, a pasta determinou o recolhimento dos 500 mil livros com erros distribuídos para alunos da sexta série do ensino fundamental.

"Não é um erro grave, mas é um erro. Material [escolar] não pode estar errado, não pode ter erros desse tipo", disse Serra.

A pasta do governo de José Serra (PSDB) determinou que a Fundação Vanzolini, responsável pela edição do material didático, faça a troca dos livros com erros. A fundação irá arcar com todos os gastos desta troca, incluindo impressão e distribuição.

O material começou a ser distribuído na rede, mas não há informação se já chegou a a todas as escolas do Estado. De acordo com a secretaria, o "Caderno do Aluno" é um material complementar que não substitui o material didático. Ele é utilizado em conjunto com os materiais destinados aos professores.

A correção foi disponibilizada na semana passada para os professores estaduais no site da secretaria (www.educacao.sp.gov.br) ou também no www.saopaulofazescola.sp.gov.br. Estudantes e professores foram informados da correção nas páginas do governo na semana passada.

fonte: Folha on Line
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u536372.shtml

2 comentários:

Jun disse...

Vai que teve guerra e redefinição das fronteiras e a gente não está sabendo?? Hahaha
Que coisa~ o_o'

Katia Portes Leão disse...

Engraçado, né?

Também é um erro manter materiais didáticos tão superficiais e preconceituosos. Mas nisso ninguém repara.

Aposto que o lugarzinho dos Estados Unidos nos mapas do livro estava bem reservado e correto; porque os Estados Unidos todo mundo sabe onde ficam.
Mas... onde fica o Paraguai, mesmo?


Rapaz, um abraço pra você!
P.S.: legal abordar temas desse tipo por aqui. Resolveu mexer de novo no blog, é? rs