terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Que grato reencontro!

Depois de anos seguidos lendo apenas publicações técnicas, de tecnologia, história da ciência e ensino de Física por conta dos livros didáticos que estava escrevendo, felizmente voltei a ler por prazer e para alimentar também a minha alma, não somente o meu cérebro.

E para recomeçar, um excelente livro de uma pessoa mais do que querida: Ana do Amaral Mesquita e suA Travessura do Canal da Mancha.




A leitura desse livro pra mim foi duplamente prazerosa. 

Primeiro, a maneira leve e fluida com que ela conta a história desse feito histórico, e desse recorde sulamericano que perdura há mais de 20 anos,  nos faz estar ao lado dela desde o surgimento da ideia, até as braçadas finais ao chegar na costa francesa. Como um excerto de um livro de memórias, é impossível não visualizar as cenas, sentir as emoções e participar do seu processo de controle da ansiedade e superação do medo e da incerteza até que a aventura se concretize. No meu caso, a superação do medo foi um pouco mais difícil. Como não sei nem nadar, fico me imaginando lutando contra o frio e as correntes, desviando de águas vivas e petroleiros...Aff!

Segundo, por que em particular a Ana é uma pessoa mais do que querida. No 3o colegial (3o ano do Ensino Médio), éramos os melhores amigos um do outro. Isso torna a admiração dessa travessia particularmente tendenciosa da minha parte, afinal foi a minha amiga Ana quem a fez!!! E sinto-me privilegiado por continuar, após tantos anos, nutrindo o mesmo sentimento de proximidade e de cumplicidade que tínhamos. Ela é uma dessas pessoas raras que vale muito a pena conhecer e manter em nossas vidas. 

Recomendo muito a leitura desse livro. Não há como não se apaixonar pela história e pela personagem principal. 

Inspiring!!



Nenhum comentário: