sexta-feira, 23 de maio de 2008

O poliestireno expandido é reciclável!! Eu não sabia...

O que é reciclável? Papel, metal, plásticos e vidro.
Pelo menos é isso o que todos sabemos, não é? Tanto que normalmente quem se preocupa com a separação de lixo para reciclagem, foca esses quatro grupos.

Nessa atitude ecologicamente correta, tem muita gente que tem "brigado" em padarias e supermercados para não levar bandejas e caixinhas de isopor, preferindo as de papelão ou papel, pela possibilidade da reciclagem. Pois bem, o poliestireno expandido (isopor) é reciclável também!

Na prática, há mais coisas e materiais recicláveis do que pensamos. O que determina isso não necessariamente o material, mas a viabilidade econômica de sua reciclagem. Por isso, por exemplo, o Brasil é campeão mundial de reciclagem de alumínio. Na reciclagem desse metal, utilizamos 5% da energia necessária para extrair o alumínio da bauxita (minério que contém alumínio em abundância). O que é muita energia, tanto que indústrias extrativistas de alumínio costumam ter suas próprias usinas de geração de energia elétrica, tamanho o gasto energético.

Além disso, o IPT de São Paulo patenteou há poucos anos um processo com tocha de plasma que utiliza apenas 40% da energia utilizada na reciclagem!! Percebe a economia gerada nesses processos? Por isso, reciclar alumínio é tão óbvio.

Mas você já havia pensado em reciclar isopor? Pois bem, começa a haver interesse econômico na reciclagem do isopor, o que o torna interessante também desse ponto de vista. Mas se o isopor é reciclável, acaba-se o temor de levar as famigeradas bandejinhas para casa, não? Resta saber como separá-los e onde entregar os artefatos.

Leia mais em www.lixo.com.br (site dedicado ao tema da reciclagem) e nessa matéria sobre reciclagem de isopor.

Nenhum comentário: