Esse sempre um dos meus maiores questionamentos com relação ao modelo universitário público brasileiro. Alunos egressos dessas instituições desenvolvem sua autonomia de aprendizagem submetidos após serem submetidos ao fogo e ao martelo implacável das universidades e de seus pesquisadores e (mutas vezes) pseudo-professores. Muitos deles admitem publicamente a incapacidade de lecionar e, pior, a falta de disposição e preocupação com o ensino. Imaginem a qualidade dos alunos que sairiam dessas escolas de excelência se o trabalho desenvolvido por eles fosse inimante planejado e calcado em teorias básicas sobre educação?
Pois parece que as minhas preces (e de tantos outros colegas) começam a ser atendidas. A Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, através de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, tem divulgado ações afirmativas no sentido de encarar o ensino superior como se deve: ENSINO.
Na próxima semana acontece nos campi da universidade, o II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da universidade. Uma iniciativa que tem chamado a atenção de todos aqueles que pensam e repensam a educação como coisa muito séria nesse país.
Pois parece que as minhas preces (e de tantos outros colegas) começam a ser atendidas. A Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, através de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, tem divulgado ações afirmativas no sentido de encarar o ensino superior como se deve: ENSINO.
Na próxima semana acontece nos campi da universidade, o II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da universidade. Uma iniciativa que tem chamado a atenção de todos aqueles que pensam e repensam a educação como coisa muito séria nesse país.
Uma pena que tal seminário seja restrito apenas aos docentes da universidade.
Segundo me informei com a coordenação do evento, na sua terceira edição, ano que vem, há a possibilidade de ser aberto aos professores do Ensino Médio. Mas ainda é uma idéia.
De qualquer forma, acompanho de perto essas iniciativas da universidade e, espero, que ela contamine outras importantes escolas formadoras de opinião e geradoras de tendências. Nosso país precisa disso. Urgente!!
Vejam mais detalhes aqui.
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