Sexta-feira, 30 de maio de 2008 - 18h02
SÃO PAULO - Quem navega no Speedy sem contratar um provedor à parte, terá que pagar uma taxa extra de R$ 8,70.
Tradicionalmente, o serviço de banda larga da Telefônica, o Speedy, exige que o usuário contrate também um provedor de acesso. Assim, além do custo do Speedy, o usuário pagava uma taxa para um provedor de acesso liberar o login no serviço.
Em agosto de 2007, no entanto, uma decisão da Justiça (3ª Vara Federal de Bauru), mudou esta prática. A Telefônica foi proibida de exigir a contratação de um provedor. Para atender à Justiça, qualquer assinante Speedy podia fazer login usando a autorização genérica “internet@speedy.com.br” e senha 'internet'.
A Telefônica vem dizendo, desde a época da decisão, no entanto, que cobraria pelo serviço. Agora, a empresa iniciou a cobrança da taxa de R$ 8,70 dos assinantes do Speedy que usam o login genérico.
Segundo a Telefónica, a empresa tem autorização legal para efetuar a cobrança do “serviço de conectividade” há alguns meses, mas optou por só iniciar a taxação agora para ter tempo de avisar todos seus assinantes.
Outros serviços de banda larga, como o Vírtua, da NET, permitem que o usuário faça login sem pagar taxa adicional ou contratar um provedor de acesso.
fonte: Claudia Rondon, do Plantão INFO
Comentário
O que era suspeita é cada vez mais descaradamente claro: a não necessidade de um provedro para acesso á internet. Se até agora vários assinantes acessavam a internet, via Telefonica, sem o provedor...
Infelizmente, em alguns casos, é a concorrência quem dá certos direitos ao consumidor.
Com a chegada da internet via operadoras de celular, haverá reacomodação nesse mercado e, espera-se, que o consumidor seja beneficiado. Mas infelizmente isso não é garantia de nada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário