terça-feira, 11 de setembro de 2007

Blogs, confiáveis?

Blogar ou não blogar, eis a questão!!

Quem tem acompanhado as propagadas nas televisões já deve ter visto uma série que tenta mostrar o perigo de se obter informações em qualquer lugar da internet. A propaganda divulga o jornal O Estado de São Paulo, enaltecendo as qualidades deste "veículo de comunicação de massa" - a massa mesmo não tem grana pra comprar esse jornal todos os dias. E mesmo se tivesse, não foi agraciada com educação de qualidade que lhe possibilitasse lê-lo minimamente. O que dirá, criticamente.

De acordo com a propaganda, é preciso tomar cuidado com os blogs, principalmente. "Terra de ninguém", onde qualquer um escreve qualquer coisa.

Quem lê jornal, o ouve rádio ou o assiste na televisão frequentemente sabe o quanto esses veículos de comunicação - chamados por alguns de 4o poder ou Imprensatrix - muitas vezes resvalam para regiões obscuras, ocultando, distorcendo, aumentando, diminuindo, enviesando informações. Uma tentativa de (de)"formar opinião" a respeito dos assuntos que lhes convém.

A grande lição que fica dessa propaganda, que afinal tem o seu mérito, é que realmente precisamos tomar cuidado com as informações que obtemos diariamente.

Aos blogueiros de plantão, um conselho: bloguem muito, mas com responsabilidade. Afinal temos ma coisa que muito jornalista da grande imprensa almeja a vida toda: liberdade para escrever o que quisermos, sem um patrão no volante...

Nenhum comentário: