terça-feira, 11 de setembro de 2007

O Estadão disse que o Brasil parou pra ver o eclipse. Eu devia estar fora do país...


Brasil assiste a eclipse parcial do Sol nesta terça-feira


Eclipse pôde ser visto da maioria dos Estados brasileiros; Em SP, fenômeno começou pouco antes das 7h40
Carlos Orsi , do estadao.com.br




A lua cobriu parte do Sol na manhã desta terça-feira, 11, em um eclipse parcial que pode ser visto da maioria dos Estados brasileiros. Em São Paulo, o fenômeno começou pouco antes das 7h40.

Em um eclipse parcial, a sombra da Lua, vista da Terra, não encobre totalmente o Sol, deixando apenas uma marca escura sobre o astro. Nesta terça-feira, de fato, a parte mais intensa da sombra, chamada umbra, não atingirá a Terra, projetando-se 802 km abaixo do Pólo Sul, em pleno espaço sideral.

Já a parte mais tênue da sombra, a penumbra, passa pela da América do Sul e pela Antártida. Essa penumbra tocou a Terra na Bolívia, às 7h26 (hora de Brasília).
Meu comentário:
Em tempo, eclipses são fenômenos que hoje em dia não passam de mera curiosidade. Mas no passado, quando não eram totalmente compreeendidos causavam espanto, temor e morte. Principalmente no caso de um eclipse total. Conta-se que nos anos 50, quando aconteceu um eclipse total visto em São Paulo, devido à falta de informação da maioria da população (só havia rádios para poucos, jornais, para menos ainda), houve histeria, corre-corre e inclusive suicídios com o sinal do "fim do mundo".
Esse assunto, dada a sua simplicidade teórica e sua ligação com a Óptica básica, costuma ser bastante cobrado nas provas de vestibular. Fique atento!!

Nenhum comentário: